Seu futuro começa agora
Vestibular doctum abril/2015
Adx
Minha Escolha
Vestibular Doctum
Seu futuro começa agora
Vestibular doctum abril/2015
Com o propósito de aperfeiçoar a prática profissional dos estudantes que se preparam para ingressar no mercado de trabalho, os docentes da Rede de Ensino Doctum organizam visitas técnicas com os alunos. A proposta é vincular os conhecimentos práticos ao contexto acadêmico, por meio da imersão em outros espaços fora da sala de aula. Nas últimas semana, três iniciativas mostraram, mais uma vez, a importância dessa ferramenta de ensino.
Segundo o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unidade Doctum de Caratinga, Rogério Werly Costa, a vivência do aluno é primordial para sua trajetória acadêmica. “O estudante deve sair do ambiente institucional, a fim de expandir os conhecimentos fora da sala de aula e a Doctum investe nessa ideia”.
A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Doctum de Juiz de Fora, Ana Carla Carvalho Schirru, também acredita que a visita in loco é de muita importância, pois é onde os alunos podem adquirir repertório e referência, que os auxiliará em suas atividades acadêmicas. “O estudante, principalmente de arquitetura, precisa conhecer o lugar, ter a experiência dos ambientes que projeta, assim como entender a importância do equipamento cultural que projeta, conhecendo sua função na sociedade, e sua conexão com o entorno que está inserido”, explica.
Projetos arquitetônicos
Os alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unidade Doctum de Caratinga estiveram no Instituto Inhotim no dia 20 de outubro. O Instituto Inhotim é a sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e fica localizado em Brumadinho (Minas Gerais). A iniciativa surgiu para promover a experiência e vivência dos alunos fora de sala de aula. “A viagem foi sem dúvida incrível e imperdível! Todos se surpreenderam com as obras capazes de transmitir sensações de relaxamento, curiosidade ou suspense. O passeio, por mais longo que seja, vale super a pena”, declara a aluna do segundo período, Luiza Molinari Lopes.
Já os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Doctum de Juiz de Fora participaram, no dia 5 de outubro, de uma visita ao Museu de Arte do Rio (MaR) e ao Museu de Arte Moderna (MAM), localizados na cidade do Rio de Janeiro. A viagem buscou auxiliar os estudantes que desenvolvem um projeto para uma galeria de arte na disciplina de Projetos. A aluna Elisa Bastos, descreveu a experiência de forma produtiva. “Nesse período estamos trabalhando no projeto de uma galeria de arte. Com a viagem ao Rio, pudemos observar mais de perto a funcionalidade dos museus, desde o trabalho dos funcionários até o atendimento ao público”.
Estação Conhecimento
Os alunos do 1º e 2º períodos do curso de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura) da Doctum de Serra participaram, no dia 9 de outubro, de uma visita à Estação Conhecimento da Fundação Vale, situada em Cidade Continental. Trata-se do maior centro de atendimento a crianças e jovens (6 a 17 anos) em situação de vulnerabilidade social do Espírito Santo, atendendo atualmente cerca de 1.000 pessoas. O esporte é um de seus principais conteúdos, com atividades desde a iniciação esportiva até o alto rendimento em modalidades como atletismo, futebol, natação e judô.
Os alunos foram recebidos pela diretora executiva Ana Angélica e, em seguida, acompanhados por todos os ambientes da Estação Conhecimento pelo coordenador André Shieck, que apresentou a filosofia, a metodologia e as ações realizadas no espaço. Para a aluna Cryslane Salles Silva a visita foi uma ótima experiência para seu aprendizado. “Eu já estive na Estação uma vez, porém a visita técnica foi bem diferente. Consegui ver na prática o que só havia visto por vídeo. Isso agrega muito ao nosso conhecimento. Espero um dia conseguir fazer o estágio voluntário pois terei a oportunidade de ir muito além do eu mesmo posso esperar”.
Com o propósito de aperfeiçoar a prática profissional dos estudantes que se preparam para ingressar no mercado de trabalho, os docentes da Rede de Ensino Doctum organizam visitas técnicas com os alunos. A proposta é vincular os conhecimentos práticos ao contexto acadêmico, por meio da imersão em outros espaços fora da sala de aula. Nas últimas semana, três iniciativas mostraram, mais uma vez, a importância dessa ferramenta de ensino.
Segundo o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unidade Doctum de Caratinga, Rogério Werly Costa, a vivência do aluno é primordial para sua trajetória acadêmica. “O estudante deve sair do ambiente institucional, a fim de expandir os conhecimentos fora da sala de aula e a Doctum investe nessa ideia”.
A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Doctum de Juiz de Fora, Ana Carla Carvalho Schirru, também acredita que a visita in loco é de muita importância, pois é onde os alunos podem adquirir repertório e referência, que os auxiliará em suas atividades acadêmicas. “O estudante, principalmente de arquitetura, precisa conhecer o lugar, ter a experiência dos ambientes que projeta, assim como entender a importância do equipamento cultural que projeta, conhecendo sua função na sociedade, e sua conexão com o entorno que está inserido”, explica.
Projetos arquitetônicos
Os alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unidade Doctum de Caratinga estiveram no Instituto Inhotim no dia 20 de outubro. O Instituto Inhotim é a sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e fica localizado em Brumadinho (Minas Gerais). A iniciativa surgiu para promover a experiência e vivência dos alunos fora de sala de aula. “A viagem foi sem dúvida incrível e imperdível! Todos se surpreenderam com as obras capazes de transmitir sensações de relaxamento, curiosidade ou suspense. O passeio, por mais longo que seja, vale super a pena”, declara a aluna do segundo período, Luiza Molinari Lopes.
Já os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Doctum de Juiz de Fora participaram, no dia 5 de outubro, de uma visita ao Museu de Arte do Rio (MaR) e ao Museu de Arte Moderna (MAM), localizados na cidade do Rio de Janeiro. A viagem buscou auxiliar os estudantes que desenvolvem um projeto para uma galeria de arte na disciplina de Projetos. A aluna Elisa Bastos, descreveu a experiência de forma produtiva. “Nesse período estamos trabalhando no projeto de uma galeria de arte. Com a viagem ao Rio, pudemos observar mais de perto a funcionalidade dos museus, desde o trabalho dos funcionários até o atendimento ao público”.
Estação Conhecimento
Os alunos do 1º e 2º períodos do curso de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura) da Doctum de Serra participaram, no dia 9 de outubro, de uma visita à Estação Conhecimento da Fundação Vale, situada em Cidade Continental. Trata-se do maior centro de atendimento a crianças e jovens (6 a 17 anos) em situação de vulnerabilidade social do Espírito Santo, atendendo atualmente cerca de 1.000 pessoas. O esporte é um de seus principais conteúdos, com atividades desde a iniciação esportiva até o alto rendimento em modalidades como atletismo, futebol, natação e judô.
Os alunos foram recebidos pela diretora executiva Ana Angélica e, em seguida, acompanhados por todos os ambientes da Estação Conhecimento pelo coordenador André Shieck, que apresentou a filosofia, a metodologia e as ações realizadas no espaço. Para a aluna Cryslane Salles Silva a visita foi uma ótima experiência para seu aprendizado. “Eu já estive na Estação uma vez, porém a visita técnica foi bem diferente. Consegui ver na prática o que só havia visto por vídeo. Isso agrega muito ao nosso conhecimento. Espero um dia conseguir fazer o estágio voluntário pois terei a oportunidade de ir muito além do eu mesmo posso esperar”.